quarta-feira, 13 de março de 2013

Falando um pouco sobre Nutrição!!

Olá, meu nome é Karina França, sou nutricionista e estarei postando aqui no Glamourets dicas sobre alimentação, nutrição, saúde e beleza.



Será muito bacana interagir com vocês e o blog será um canal aberto para trocarmos informações, onde vocês terão a possibilidade de enviar perguntas e comentários sobre os temas postados, bem como sugerir assuntos para abordarmos aqui.
Mas gente, um aviso aos navegantes desavisados: não postaremos dietas milagrosas e congêneres (coisas do tipo), sabendo que isto não funciona e ainda compromete a saúde de quem tenta praticá-las; não seria profissionalmente ético da minha parte. Lembrem-se que como conseqüência, tudo aquilo que compromete a saúde prejudica a nossa beleza; vamos combinar que isso não seria interessante para mulheres glamorosamente Glamouretes.

Quero lhes dizer que muitas vezes queremos que algumas coisas aconteçam na nossa vida de forma fácil e rápida, mas nem sempre isso é possível (eu diria que quase nunca as coisas acontecem no tempo que queremos, mas sim no tempo q necessitam para acontecer); na maioria das vezes essas coisas que queremos de forma fácil e rápida em nossas vidas, são as mais difíceis de serem conquistadas. E quando se trata de mudar hábitos alimentares pode parecer muito difícil, mudar estilo de vida é muito difícil, principalmente porque envolve aquelas pessoas que convivem conosco, mas lhes digo que não é impossível. Tudo vai depender do quanto queremos e da força que empregamos para que isso aconteça.

Portanto, lhes digo: Tudo Podemos Realizar! Basta sonharmos e agirmos. Agirmos com os pés calcados no chão, na realidade praticável.

"Devemos caminhar com os pensamentos na imensidão do céu e os pés no chão"! Com isso, quero dizer que podemos e devemos sonhar sempre, idealizar os mais altos objetivos; traçar metas a longo, médio e curto prazo; e tomarmos as atitudes, praticarmos as ações que são necessárias para alcançá-los.

Porque apenas sonhar, idealizar, não move as circunstâncias, é necessário um conjunto.

São importantes:
o sonhar/idealizar;
o planejar/traçar metas;
o cumprir/agir/fazer.

Todas essas etapas são partes de algo q se complementa, uma não existe sem a outra, não se chega à realização final de nossos objetivos se não cumprirmos com todas elas. Afinal nada cai do céu, só a chuva, não é mesmo? (E algumas vezes uma caquinha de passarinho tb; kkk)

É como um círculo contínuo, a REALIZAÇÃO depende de todas as outras etapas, é a conseqüência da intensidade que empregamos a cada uma delas.

E no que se tratar de Nutrição e Saúde, estarei aqui para apoiá-las (os).
Então vamos a algumas definições para entender melhor o q iremos abordar nos próximos posts.
Nutrição: a nutrição é um processo biológico em que os organismos utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para realização de suas funções vitais, de maneira a suprir suas necessidades fisiológicas.
Por organismos, entendamos os animais e os vegetais, onde nós nos encontramos classifficados como animais, já que um dia alguém classificou os seres humanos como animais racionais (embora algumas amostras de nosso espécime agem de maneira a contradizer essa teoria).
A Ciência da Nutrição estuda as relações entre os alimentos ingeridos e doenças e/ou bem-estar. É uma ciência ampla e abrangente (eu digo q também apaixonante, já que sou apaixonada por ela em suas variadas áreas). (Obs: parte deste texto sobre as definições foi extraído e adaptado da Wikipedia, a maior enciclopédia digital livre do mundo).
 
Nosso organismo é um conjunto de órgãos e sistemas que operam uma complexa rede de mecanismos.
E nossa interação com o meio e com os outros seres vivos (seja da mesma espécie ou de outras) é algo muito complexo que ultrapassa o automatismo, o mecanicismo, q ultrapassa as fronteiras meramente orgânicas e nos coloca frente também aos desafios da psique (reações, emoções, sentimentos, sensações).

Assim também o é a nossa relação com a alimentação. Nós seres humanos nos alimentamos para suprir nossas necessidades orgânicas, mas também o fazemos como um ato de socialização (quem concorda que os almoços de domingo na casa da mama, da nona, são tudo de bom, levanta a mão! E não é só bom pq comemos apenas, mas pq tb nos reunimos, conversamos, "socializamos" com a família e/ou amigos. E aquele jantar à luz de velas, acompanhado de romantismo e regado à um bom vinho, quem não curte? Quem não curte,me passa a vez, pq eu adoooorooo!!).

Também comemos para saciar desejos e até há quem se torne viciado em algum tipo de alimento ou mesmo ao ato de comer/beber.
Podemos então começar a imaginar o quanto nossa relação com os alimentos é complexa, diria eu q tão complexa e às vezes intrincada quanto o funcionamento de nosso organismo e nossa relação com o meio e com os outros seres.
Isso porque além de suprir nossas necessidades orgânicas, a alimentação sacia a fome e ainda nos oferece prazer.
E tudo que nos dá prazer, esbarra no risco de descontrole, quando queremos buscar desenfreadamente e a todo o momento a satisfação de nossos prazeres, sem levar em conta os riscos do excesso.

Portanto ao falarmos/escrevermos aqui sobre alimentação tentaremos abordar não apenas um dos seus aspectos, mas tentaremos falar em alimentação saudável, nutritiva, bonita, prazerosa e equilibrada!!!
E por falar em prazer; encerro esse primeiro post dizendo:
Muito prazer em conhecê-las (os), e em estar aqui falando/escrevendo à vocês Glamorosas e Glamorosos que acompanham o blog GLAMOURETS!

Um pouco sobre mim:
Karina França é nutricionista, formada em 2008 pela Faculdade de Americana - FAM, especialista em gastropediatria pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP em 2009/2010;
Mestre em Ciências aplicadas à Pediatria pela UNIFESP, em 2010/2012.
Técnica em nutrição pelo Centro Paula Souza- ETEC Trajano Camargo-Limeira, 2002/2003.

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ai... Nós vamos adorar saber sua opinião!